quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Uma paixão pelos potinhos


ROYAL (FERMENTO)


O fermento em pó ROYAL, ícone da culinária brasileira e mundial, é presença garantida em milhões de cozinhas pelo mundo afora. Afinal, há mais de um século, donas-de-casa fazem receitas deliciosas e meninas aprendem a fazer bolos apetitosos usando o produto, em sua tradicional lata cilíndrica com letras em branco.

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A história

A história da tradicional marca começou em 1866 quando os irmãos Cornelius e Joseph Hoagland, descendentes de holandeses, resolveram formar uma sociedade produzir fermento em pó, com ingredientes importados da Europa, incialmente comercializado na pequena mercearia da família na cidade de Fort Wayne, estado americano da Indiana. O nome do novo produto eram pomposo, como muitos outros da época: ROYAL BAKING POWDER. Em 1873, com a entrada de novos investidores, William Ziegler e John H. Seal, o negócio pode ser expandido, resultando na fundação da Royal Baking Powder Company. Rapidamente eles investiram na maciça divulgação do produto e da marca ROYAL, chegando a patrocinar livros de receitas, e o produto começou a ser um grande companheiro das donas de casa americanas na hora de cozinhar. Na década seguinte, a empresa se mudou para a cidade de Nova York e se tornou a maior produtora de fermento em pó do mundo, exportando seu produto para vários países nos anos seguintes.

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Na década de 20, quando o produto já estava presente em 32 países ao redor do mundo, em sua grande maioria com enorme participação de mercado, somente a marca ROYAL estava avaliada em US$ 40 milhões, mostrando, já naquela época, toda sua força e tradição. O produto foi lançado oficialmente no Brasil em 1923, quando ainda era importado dos Estados Unidos. O rótulo da latinha cilíndrica era praticamente igual ao do final do século: vermelho e azul, igual a embalagem original norte-americana, a não ser pelo fato de que o produto então se chamava Real Fermento Inglez.

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No ano de 1934 a marca ROYAL passou a ser produzida no Brasil, em uma fábrica localizada em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. Somente no ano de 1954 foi inaugurada a nova fábrica para produzir o fermento em Pó ROYAL, localizada na cidade de Jundiaí (estado de São Paulo). Durante décadas o fermento ROYAL acompanhou milhões de donas de casa brasileiras e se tornou ingrediente indispensável em qualquer boa receita, especialmente de bolos e pães. No ano de 2000 a americana Kraft Foods adquiriu a marca ROYAL. Em 2003, ao completar 80 anos, o produto passou por uma sensível modificação: sua lata teve a altura reduzida e a largura aumentada (atendendo justamente a maior solicitação das consumidoras, que há algum tempo queriam “enfiar” a colher de sopa dentro da latinha).

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Cinco anos mais tarde, em, a embalagem de metal deu lugar ao plástico, que ganhou formas anatômicas, além de maior facilidade para ser aberta ou fechada. Auxiliando as leais consumidoras, a nova tampa também servia como medidor, equivalendo a uma colher de sopa. A campanha de comunicação das novas embalagens trazia o slogan “Você mudou, nós também”, que ressaltava os atributos modernos do produto sem, no entanto, esquecer de suas características já tradicionais, como as receitas no verso do rótulo do fermento da marca e a cor vermelha.

Dados corporativos

● Origem: Estados Unidos

● Lançamento: 1866

● Criador: Cornelius e Joseph Hoagland

● Sede mundial: Northfield, Illinois

● Proprietário da marca: Kraft Foods, Inc.

● Capital aberto: Não

● Chairman & CEO: Irene Rosenfeld

● Presidente: Sanjay Khosla (KRAFT International)

● Faturamento: Não divulgado

● Lucro: Não divulgado

● Presença global: + 40 países

● Presença no Brasil: Sim

● Segmento: Alimentos

● Principais produtos: Fermento em pó

● Ícones: A tradicional latinha vermelha

● Website: www.fermentoroyal.com.br



A marca no mundo

Atualmente o fermento em pó ROYAL é comercializado em mais de 40 países ao redor do mundo, com forte presença e popularidade no Brasil, Estados Unidos, Portugal, Irlanda e Inglaterra. No Brasil a marca é líder de mercado há mais de 65 anos, com mais de 92% de participação.

Você sabia?

● O fermento em Pó ROYAL é sinônimo da categoria no Brasil, sendo conhecido pela grande maioria das donas de casa e presente em mais de 60% dos lares brasileiros.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).


Retirei esta matéria do Mundo das Marcas
E agora tenho mais uma função para esta "latinha" incrivel veja em
é por este motivo que mereço um expositor para guardar minha coleção.



SANDRA MARIA

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